Assimetrias Cranianas

O crânio é formado por 7 grandes placas ósseas que inicialmente são separadas umas das outras por estruturas chamadas de suturas cranianas. Temos assim os ossos frontais, parietais, temporais e o osso occipital. A superfície de cada osso é em geral bastante lisa com eventuais espículas ósseas que predominam em certos ossos como os occipitais e temporais estando menos evidentes nos frontais.

De maneira geral o formato do crânio segue um certo padrão arredondado predominando o diâmetro ântero-posterior em detrimento do diâmetro látero-lateral. Melhor se caracterizando seria um trapézio com a base menor voltada para a face a base maior voltada para a nuca. Neste caso as arestas do trapézio são obviamente arredondadas formando quatro principais protuberâncias: as bossas frontais e parietais. Há eventualmente mudanças destes padrões conforme a etnia dos pacientes podendo, por exemplo, haver formatos mais arredondados de crânio ou até mais trapezóides com uma base maior na nuca e menor na face.

cabeca torta bebe

Há entretanto uma simetria bastante evidente de um lado ao outro sendo esta a principal característica a ser avaliada. Alterações de um lado não correspondidas no lado contralateral podem sim representar alguma doença.

cabeca torta bebe 3d

Dentre as doenças a serem mencionadas podemos citar as cranioestenoses que representam deformidades cranianas causadas pelo fechamento precoce de uma sutura e consequentemente alteração do formato craniano pela compensação das demais suturas. Podemos citar também os tumores ósseos cranianos que em geral geram um abaulamento em um lado do crânio ou até as displasias (malformações) ósseas como a displasia fibrosa que espessa a estrutura óssea gerando abaulamentos geralmente simétricos dos dois lados do crânio.

Venha tirar suas dúvidas. 

Hospitais cadastrados