Blog

Alguns pacientes apresentam crises convulsivas sempre iniciadas no mesmo local quando observamos eletroencefalogramas seriados. Para tais pacientes convém a tratativa de se afastar eventuais malformações do cérebro que poderiam estar causando aqueles fenômenos.

O cérebro, por apresentar diferentes áreas dom funções neurológicas específicas, algumas vezes pode ser acessado através de estímulos externos de modo a mapear a localização de uma determinada função. A técnica de mapeamento cortical por estimulação magnética transcraniana (TMS) representa uma forma de se realizar tal mapeamento.

Acabe com as dúvidas sobre a anestesia de seu filho! Conheça as perguntas e respostas mais frequentes de nossos pacientes sobre o assunto.

Os cistos de aracnoide representam a alteração mais comum intracraniana, encontrada em exames de tomografia e ressonância craniana.

As malformações artério venosas (MAVs), representam alterações da vascularização encefálica caracterizada por tecido extremamente vascularizado chamado de “nidus”, entreposto anteriormente por um ou mais ramos arteriais e, distalmente por algumas veias de drenagem.

Quando estamos nos referindo ao tratamento da hidrocefalia, estamos tratando principalmente do implante de um sistema de derivação ventrículo-peritoenal (DVP) e, infrequentemente, no tratamento com a neuroendoscopia cerebral.

Algumas crianças, já ao nascimento podem apresentar uma importante deformidade craniana, principalmente na região posterior da cabecinha. Muitas vezes, ao nascimento, o pediatra acaba diagnosticando como sendo somente uma cabecinha torta, decorrente do parto e do posicionamento intra útero (o que pode também, estar correto).

Durante o decorrer dos marcos de desenvolvimento neuropsicológico o desenvolvimento motor em especial segue um ritmo de aquisição progressiva que se inicia pelo sustento cefálico, descoberta de mãozinhas e pezinhos sendo levados à boca, rolar, sustento de tronco ficando sentadinho, engatinhar, treinar uns passinhos apoiado e depois sem apoio, pular com os dois e depois em um pé só.

Hospitais cadastrados