Blog

Os cistos de aracnoide representam a alteração mais comum intracraniana, encontrada em exames de tomografia e ressonância craniana.

As malformações artério venosas (MAVs), representam alterações da vascularização encefálica caracterizada por tecido extremamente vascularizado chamado de “nidus”, entreposto anteriormente por um ou mais ramos arteriais e, distalmente por algumas veias de drenagem.

Quando estamos nos referindo ao tratamento da hidrocefalia, estamos tratando principalmente do implante de um sistema de derivação ventrículo-peritoenal (DVP) e, infrequentemente, no tratamento com a neuroendoscopia cerebral.

Algumas crianças, já ao nascimento podem apresentar uma importante deformidade craniana, principalmente na região posterior da cabecinha. Muitas vezes, ao nascimento, o pediatra acaba diagnosticando como sendo somente uma cabecinha torta, decorrente do parto e do posicionamento intra útero (o que pode também, estar correto).

Durante o decorrer dos marcos de desenvolvimento neuropsicológico o desenvolvimento motor em especial segue um ritmo de aquisição progressiva que se inicia pelo sustento cefálico, descoberta de mãozinhas e pezinhos sendo levados à boca, rolar, sustento de tronco ficando sentadinho, engatinhar, treinar uns passinhos apoiado e depois sem apoio, pular com os dois e depois em um pé só.

Ao nascimento, nenhum bebê têm controle esfincteriano seja ele urinário ou fecal. A continência inicia-se aproximadamente a partir de 18 meses de vida podendo ser adquirida até 3-4 anos de vida, considerando eventuais perdas, com bom controle após os 5 anos de idade.

Os cavernomas representam pequenos aglomerados de artérias/arteríolas/vênulas e veias malformadas em um aglomerado compacto entremeado com um estroma formando o que chamamos de cavernomas.

O atendimento dos pais de uma criança com uma doença neurológica deve ser sempre diferenciado. Nenhum pai ou mãe estão preparados para em um primeiro momento aceitar e incorporar o fato de aquele seu bebezinho lindo ter alguma coisa de errado. Afinal de contas aquela criança é o fruto de um amor muito grande entre os pais e como poderia algo proveniente da mais verdadeira razão de se viver estar doente.

Hospitais cadastrados