Blog

Durante o decorrer dos marcos de desenvolvimento neuropsicológico o desenvolvimento motor em especial segue um ritmo de aquisição progressiva que se inicia pelo sustento cefálico, descoberta de mãozinhas e pezinhos sendo levados à boca, rolar, sustento de tronco ficando sentadinho, engatinhar, treinar uns passinhos apoiado e depois sem apoio, pular com os dois e depois em um pé só.

Todo este processo têm uma oscilação de idas e retornos de maneira bem sútil de maneira que um dia o bebê consegue ficar sentadinho por exemplo, no outro talvez ele não consiga, no dia seguinte fica um pouco mais que nos primeiros dias, e assim por diante.Uma vez adquirido este marco com afinco ele não perde esta conquista como por exemplo as crianças que estão aprendendo a andar não desaprendem a sentar.

Eventualmente nos deparamos com situações parecidas que passam por meses desapercebidas e um dia percebemos que algo esta errado. Situações como uma criança que já corre e brinca na escolinha com os amiguinhos começar a cair repetidamente, começar a arrastar um pouquinho a perninha ou deixar cair mais comumente os alimentos de uma mão são situações que devem ser exploradas. Em um primeiro momento muitas vezes acreditamos sem uma brincadeira, uma fase da criança, um tique ou algo parecido. Entretanto, pode representar algo mais sério, mais grave como por exemplo nos casos de compressões medulares sejam elas cervicais, torácicas ou lombares.

A definir do segmento comprimido podemos ter estes sintomas acometendo membros superiores e inferiores (cervical) ou somente membros inferiores (torácica e lombar). Não infrequentemente associa-se ao sintoma motor um quadro de dor localizada e repetida junto se algum segmento da coluna vertebral sendo este um ponto importante para ser avaliado. Sintomas de dormência nas mãos e pés, na barriguinha e tronco geralmente estão presentes, mas quase nunca é relatado pelas crianças aos pais.

Caso se depare com uma situação semelhante procure um neurocirurgião pediátrico. É necessária uma investigação melhor da situação.

Hospitais cadastrados