Blog

A Neurocirurgia pediátrica comporta a segunda causa mais comum de câncer da população pediátrica, perdendo apenas para os cânceres de origem hematológica.

Dentre estes a maioria deles têm apresentação em uma região craniana chamada de fossa posterior que se encontra na parte mais inferior e posterior do crânio.

A definição desta entidade, baseada na localização, têm significância pela sintomatologia que acompanha a maioria destes cânceres. Dor de cabeça, dificuldade de marcha com “marcha ebriosa”(que parece andar de “bêbado”) ou marcha parética (com lado meio que paralisado), náuseas e vômitos e em fases mais avançadas dificuldade de movimentação dos olhos para cima (síndrome de parinaud) são os principais sintomas denotando lesões nas vias de coordenação, movimentação ou de drenagem de líquor que se encontram.

Têm preferência pelas crianças ao redor dos 5 anos de idade sendo em sua grande maioria tumores malignos como os ependimomas e meduloblastomas e eventualmente lesões mais indolentes como os astrocitomas pilocíticos.

Caso se depare com uma criança com tais sintomas agende um neurologista pediátrico. Podemos ajudar.

Hospitais cadastrados